Histórico

historicoparanagua A cidade de Paranaguá abriga o segundo maior terminal marítimo do país, que tem como sua principal vocação escoar excedentes agrícolas para o mercado externo,  atingindo movimentação de mais de 13.000.000 toneladas/ano.
 Neste complexo está localizado o Terminal Portuário Cotriguaçu, com a finalidade de auxiliar os serviços de exportação de grãos e farelos a granel.

 Unidas em torno de um objetivo em comum, as cooperativas agrícolas, localizadas nas cidades de: Cascavel, Toledo, Palotina, Marechal Cândido Rondon e Campo  Mourão, sob forma de condomínio adquiriram uma área de terras junto ao Porto de Paranaguá. Em seguida formaram um consórcio de cooperativas, com vistas à exportação de seus produtos e elaboraram projeto de quatro armazéns graneleiros, cada um com a capacidade de 25 mil toneladas, totalizando 100 mil toneladas. Na sequência a este consórcio, juntaram-se outras três cooperativas de Medianeira, de Capanema e de Cafelândia, constituindo um conjunto de oito cooperativas.
O projeto inicial foi desenvolvido com a assistência financeira do BRDE–Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul e recursos do Banco Central do Brasil, transformando-se na Unidade de Negócios Terminal Portuário de Paranaguá, com a capacidade de recepção de 1.000 toneladas/hora e embarque de 1.500 toneladas/hora.historico4



historico3 O consórcio evoluiu sobrepujando o estágio de simples metas comuns para dar lugar a uma comunhão maior de interesses, dentro  de um perfeito espírito cooperativista. Além do terminal marítimo, pretendiam as oito cooperativas singulares, desenvolver  atividades econômicas e sociais de caráter comum. E, em consequência desse as duas entidades criadas inicialmente – o  Condomínio e o Consórcio – foram substituídas por uma forma legal mais coerente e dinâmica, então em 13 de dezembro de 1975,  constitui-se a Cooperativa Central Regional Iguaçu Ltda.- COTRIGUAÇU.

Em 04.03.1977, foi realizado o cerimonial oficial de inauguração, com as presenças do Excelentíssimo Senhor Ernesto Geisel – Presidente da República; Jayme Canet Júnior – Governador do Estado do Paraná, além do Ministro da Agricultura, Ministro dos Transportes, Ministro da Educação e inúmeras autoridades civis e militares.hitotico2

Em 1987 o Terminal Portuário amplia sua capacidade de armazenagem de grãos e farelos para 150.000 toneladas estáticas.

Em 1999 obteve a Certificação ISO 9000 pela DNV – Det Norske Veritas - empresa certificadora originária da Noruega.

Em 2004 foram realizados investimentos para ampliação do Terminal Portuário, com a construção da 2ª linha de embarque – com capacidade para 1.500 t/h; balança de fluxo para 1.500 t/h e novo desvio ferroviário; construção de moega com 3 linhas de descarga ferroviária com capacidade de 500t/h cada; instalação de 2 tombadores de bitrens na moega rodoviária; instalação do sistema de captação de pó em todos os fluxos: descarga rodoviária e ferroviária; embarques, elevadores; balança fluxo; casa de transferências e correia móvel; aquisição de equipamentos para ampliação de embarque; ampliação da subestação de energia elétrica e sistema de ar comprimido. 


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Está comprometida com o meio ambiente através de instalações de sistema de captação de pó em todo o fluxo operacional; moegas rodoviárias, moegas ferroviárias, correias de recepção e embarque, elevadores e balanças de fluxo.

O Terminal conta ainda com serviços de despachos de exportação de embarques de granéis sólidos, óleos e congelados e também despacho de importação de fertilizantes, trigo, equipamentos, etc.

Possui as certificações ISO 9001 e GMP, e, é o primeiro Terminal Portuário prestador de serviço alfandegado em Paranaguá. 


 

Atualmente a Cotriguaçu tem estrutura técnica composta de:

 

Armazéns:

  • 4 Armazéns de 25.000 Toneladas;
  • 1 Armazém de 50.000 Toneladas;
  • 1 Armazém de 60.000 Toneladas;
  • Totalizando 6 Armazéns com a capacidade estática de 210.000 Toneladas;

 

Moega Rodoviária:

  • 3 moegas rodoviárias com capacidade para 500 toneladas hora cada;
  • 4 tombadores para caminhões (carretas, bitrens, treminhão e rodotrens de 26 e 30 metros);
  • Capacidade de descarga de 350 caminhões dia;
  • Capacidade para movimentação de 50 caminhões no fluxo de descarga (pátio interno e moegas, conforme informação do Supervisor de Logística do Terminal).

 

Moega Ferroviária:

  • 3 moegas ferroviárias com capacidade para 500 toneladas hora cada;
  • Descarga automatizada de 6 vagões ao mesmo tempo; (vibradores)
  • Capacidade para 120 vagões dentro do pátio, sendo 80 cheios e 40 vazios.

 

Correias Transportadoras:

  • 2 correias transportadoras com capacidade para 1.500 toneladas hora, cada.

 

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